segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cerveja sem Álcool e o Álcool

Em breve irei fazer um post  a respeito das cervejas sem álcool mais encontradas no mercado ( Liber, Schin Zero, Brahma 0,0% e Kronenbier).

Enquanto a avaliação não acontece, segue um post que encontrei no blog http://www.haveanicebeer.com.br/ de autoria da sommelier Allinne Barcellos Bernd (twitter: @allineberned ) sobre a relação da cerveja sem álcool e a Lei Seca.



TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE CERVEJA SEM ÁLCOOL



Nessa época de “leis secas” cada vez mais rigorosas, você, bebedor de cerveja responsável que não vai querer se arriscar a beber e dirigir, talvez já tenha pensado em experimentar uma cerveja sem álcool para matar a vontade de beber uma cerveja sem peso na consciência, certo? E talvez,por preconceito ou falta de conhecimento, esse pensamento tenha desaparecido da sua cabeça num piscar de olhos, certo? Por isso é que hoje vamos falar justamente sobre cerveja sem álcool, para que da próxima vez que você for o “motorista da rodada”, a escolha natural pela cerveja sem álcool tenha uma chance!
Primeiro de tudo: ao contrário do que algumas pessoas pensam, cerveja sem álcool é cerveja sim! O processo para a produção de cervejas sem álcool é o mesmo que para cervejas com álcool, com diferença basicamente na etapa da fermentação. Como você deve lembrar, a fermentação é a etapa em que ocorre a conversão dos açúcares do mosto cervejeiro em álcool e CO2. Assim, uma das possibilidades, comumente usada na produção de cervejas ditas sem álcool que na verdade tem um teor alcoólico baixíssimo (calma que no próximo parágrafo eu explico melhor!), é realizar a fermentação em uma temperatura mais baixa do que o padrão e interrompê-la logo após o seu início apenas para produzir alguma carbonatação que é necessária para a bebida e evitando a produção de muito álcool. Isso significa que a boa parte dos açúcares que seriam fermentados vão continuar presentes na cerveja, e por isso é comum que cervejas feitas por esse método sejam mais adocicadas ou tenham mais sabor de cereais. A outra possibilidade é seguir normalmente a fermentação e depois remover o álcool por destilação sob pressão reduzida, ou por separação através de membrana, e é comum para as cervejas com realmente 0% de álcool. Isso produz cervejas mais parecidas com o “normal”.
Segundo: a cerveja dita sem álcool pode na verdade ter até 0,5% de álcool segundo a legislação brasileira (e de vários outros países), e não é obrigatória a declaração do teor alcoólico real nesse caso. Isso significa que não adianta optar pela cerveja sem álcool e beber vários litros se você vai ter que encarar o volante, ou está impossibilitado de consumir álcool por qualquer motivo. Em quantidades moderadas, a cerveja sem álcool traz vários benefícios para a saúde e é muito mais nutritiva do que refrigerantes. Além do baixo teor calórico, as cervejas sem álcool constituem uma boa fonte de minerais, vitaminas, ácido fólico e polifenóis; funcionam praticamente como um isotônico natural! (Se duvida do que eu estou dizendo, procure fotos da Maratona de Berlin pra ver qual é o isotônico oficial da corrida: Erdinger Alkoholfrei, a versão sem álcool (0,5%) da Erdinger! Achou pouco? E se eu te disser que o vencedor ganha como “troféu” um singelo copo de 3 litros dessa cerveja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário